Prêmio Jovem Cientista: Pesquisador da UFSC recebe Mérito Científico

Darlisom Sousa Ferreira foi o primeiro enfermeiro a ganhar a premiação, segundo o Departamento de Enfermagem da UFSC

Darlisom Sousa Ferreira, egresso do doutorado e pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC), foi premiado na categoria Mérito Científico, na 30° edição do Prêmio Jovem Cientista. A cerimônia ocorreu em Brasília, em 12 de fevereiro, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Darlisom Sousa Ferreira ganhou o prêmio na primeira colocação na categoria mérito científico (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Conforme a premiação, a indicação de Darlisom Ferreira ao título na categoria Mérito Científico é resultado de qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica, especialmente em áreas relacionadas à “Conectividade e Inclusão Digital”. Ele foi o primeiro enfermeiro a receber a premiação, segundo o Departamento de Enfermagem da UFSC. 

Darlisom Sousa Ferreira é docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (ProEnSP/UEA), pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA e coordenador local do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem UFSC-UEA. Sua tese de doutorado “Práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família: do real conceptualizado à inovação tecnológica”, sob a orientação da professora Flávia Regina Souza Ramos, propõe um marco conceitual e a prototipação de um aplicativo móvel para a práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. “Gosto de pesquisa-ação, pesquisa participante, metodologias grupais e, a partir delas, produzir conhecimento. Minha paixão é a pesquisa qualitativa, participativa com os sujeitos (para eles e com eles)”, afirma Darlisom.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o apoio de mídia da Editora Globo, do Canal Futura e patrocínio da Shell. O Prêmio Jovem Cientista impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. A primeira edição do Prêmio Jovem Cientista aconteceu em 1981, com o tema Telecomunicações. A cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira.

Fonte: Notícias UFSC