Universidade conquistou o quarto lugar entre as federais brasileiras, ficando na 438ª posição global
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está classificada entre as cinco melhores universidades federais brasileiras na última edição do Webometrics Ranking of World Universities, levantamento que ranqueia universidades considerando o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas instituições. O estudo foi produzido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha, e avaliou cerca de 32 mil instituições de ensino superior no mundo.
A UFSC ficou em quarto lugar entre as federais brasileiras, e sua pontuação coloca a universidade na posição global de 438ª.
Confira a tabela abaixo, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) com as universidades federais brasileiras que se destacaram no ranking espanhol. A tabela completa pode ser acessada no site do MEC. Os dados do Webometrics Ranking estão disponíveis no artigo (em inglês).
Instituição | Posição global |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | 286 |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | 305 |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | 347 |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | 438 |
Universidade de Brasília (UnB) | 496 |
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | 547 |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) | 612 |
Universidade Federal Fluminense (UFF) | 637 |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | 681 |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | 690 |
Sobre o ranking
O estudo espanhol considera dados bibliométricos de 2019 a 2023. Criado em 2004, tem presença em mais de 200 países. Segundo a organização da pesquisa, não se trata de um ranking de sites, mas de um ranking das instituições, usando indicadores webométricos e bibliométricos. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento gerado pela universidade. Para isso, considera a visibilidade (impacto do conteúdo na internet); excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados).
Fonte: Notícias UFSC