Servidores docentes e técnico-administrativos podem se inscrever em um dos mais de 40 cursos oferecidos
O Programa de Formação Continuada da Universidade Federal de Santa Catarina (Profor) está com inscrições abertas para as atividades formativas de 2025.1, voltadas a servidores docentes e técnico-administrativos. A iniciativa é vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e terá outras turmas e atividades acrescidas às que já estão disponíveis.
Para verificar os cursos disponíveis e realizar a inscrição, basta acessar a página sgca.sistemas.ufsc.br e depois de fazer o login, clicar em ‘participante’ e em ‘programação e inscrição’. Depois, basta selecionar a atividade escolhida e solicitar a inscrição. Para mais informações, acesse a página da Profor ou entre em contato pelo e-mail [email protected].
Cursos disponíveis
- Princípios, Conceitos e Estratégias de Avaliação
- Implementação do e-SUS APS e Prontuário Digital Odontológico (oferta 1/2025)
- Acolhimento pedagógico e acadêmico para estudantes de Graduação na Universidade
- Acolhimento para estudantes de Graduação na Universidade
- Escrita Criativa como ferramenta de inclusão
- Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de estudantes na Universidade
- Gestão de Conflitos no ambiente acadêmico
- Práticas docentes para estudantes neurodiversos no Ensino Superior
- Gamificação e Tecnologia: Transformando Aulas com Plataformas Online
- Inteligência artificial: ferramentas de apoio ao ensino
- Criando cenários ramificados na plataforma H5P
- Ferramentas digitais para construção de materiais didáticos
- Inteligência artificial na Educação: avanços e desafios
- Metodologias ativas e Wikipédia: ensinando e aprendendo na Era Digital
- Abordagens investigativas para o ensino: teoria e prática
- Gestão Eficiente de Projetos Acadêmicos: Métodos Ágeis e Boas Práticas
- Gestão de Projetos
- Integração ao Ambiente Institucional para Novos Docentes
- A carreira docente e seus aspectos administrativos
- Legislação da carreira docente: ética, legalidade e carreira – turma 1
- Violência de gênero nas relações de trabalho: conceitos e intervenções
- Reestruturação de PPC e Currículo: a experiência do curso de Administração da UFSC.
- Planilhas Google para gestão de dados, equipes e processos
- Rotinas Administrativas Básicas para Docentes – PROFOR
- Coordenação de Curso na Prática
- Gestão do tempo
- Uso do IRAMUTEQ® na análise de dados em pesquisa qualitativa
- Como planejar, conduzir e analisar um Ensaio Controlado Randomizado (ECR)?
- Inteligência Artificial e ferramentas para avaliação de imagens
- Princípios da pedagogia crítica no ensino superior: construindo a sua filosofia de ensino a partir de narrativas docentes
- Ensinando comunidade: reflexões sobre a pedagogia crítica a partir de bell hooks
- Plataforma Lattes: Criação, Uso e Atualização do Currículo
- Legislação educacional no ensino superior
- Metodologia ativa de ensino e aprendizagem: Aprendizagem Baseada em Equipes
- “World Café”: Conhecendo e vivenciando um método de ensino dinâmico e colaborativo
- Integrando planejamento e agenda de curso para gestão e autonomia dos estudantes
- Atualização em Ética, legislação e manutenção de animais em pesquisa.
- Plataforma Brasil: Como realizar a submissão de projetos de pesquisa
- Comunicação não violenta na docência do Ensino Superior
- Capacitação em Preceptoria: Estratégias e Desafios na Formação Profissional
- Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Primeiros socorros para todos
- Primeiros Socorros em saúde: orientações para a população geral
- Primeiros Socorros para a educação infantil e fundamental: principais ocorrências na infância
Fonte: Notícias da UFSC