Assembleia Geral Extraordinária sobre a sede da Apufsc continua nesta segunda-feira com a presença do reitor

Na quinta-feira, foi retomado o histórico da sede, com a participação de ex-dirigentes e da categoria. AGE continua na segunda-feira, quando será ouvida a Reitoria da UFSC

A Apufsc-Sindical realizou nesta quinta-feira, dia 22, a primeira parte da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que tem como pauta “sede Apufsc-Sindical – Campus UFSC: discussão, propostas e encaminhamentos”. Na ocasião, foi apresentado o histórico da ocupação da edificação da sede do sindicato no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, até a chegada do momento atual, em que a Reitoria oficializou a demolição do prédio.

“Estamos propondo que essa assembleia tenha de dois a três momentos. A ideia é subsidiar encaminhamentos com informação qualitativa. Hoje vamos fazer um breve histórico, depois a gente abre para as diretorias anteriores explicarem o que aconteceu com a sede naquele período. Já convidamos a Reitoria para um segundo momento, em que ela vai ter espaço para esclarecer e apresentar suas propostas”, resumiu o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, ao abrir os trabalhos.

AGE foi conduzida pelo presidente da Apufsc, Bebeto Marques (Fotos: Laura Miranda/Apufsc)

A AGE foi realizada presencialmente no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC e transmitida online. Após a exposição do secretário-geral da Apufsc, Romeu Bezerra, sobre o histórico da sede, que pode ser conferido na íntegra aqui, ex-dirigentes foram convidados a falar sobre o que ocorreu em seu período de atuação sobre este tema.

Os ex-presidentes Armando Lisboa, Carlos Mussi, Wilson Erbs e José Fletes fizeram suas exposições, assim como os ex-vice-presidentes Camilo Araujo e Adriano Duarte. 

Depois disso, foi aberto momento para fala dos presentes, que fizeram uma série de questionamentos que foram coletados e serão enviados à Reitoria. Entre as principais dúvidas, estão os custos para a demolição da sede, a justificativa para que isso seja feito e que alternativas a universidade oferece. Além disso, os presentes concordaram que é necessário que a Apufsc disponha de uma sede dentro do campus, espaço de lutas e de confraternização da categoria docente. 

Assista à AGE na íntegra:

“A AGE de hoje não se encerra, tem continuidade na próxima semana, e vamos trazer a Reitoria. Tudo que foi questionado foi registrado. O encaminhamento provisório é que se discuta depois de ouvir a Reitoria”, disse Bebeto Marques, ao suspender a AGE.

A assembleia continua na segunda-feira, dia 26, às 14h, no auditório da Reitoria da UFSC, com presença confirmada do reitor Irineu Manoel de Souza. 

Ao fim do encontro de quinta-feira, o presidente do sindicato fez a seguinte avaliação:

“Foi uma assembleia muito boa, democrática, respeitosa, construtiva e esclarecedora. As diretorias anteriores expuseram como trataram o assunto. A Reitoria foi convidada para o segundo momento dessa assembleia para poder responder aos questionamento. E, depois disso, na próxima etapa da AGE, podemos tirar um posicionamento para levar para a categoria fazer sua escolha: continuar ocupando a atual sede no campus, aceitar sair da nossa edificação histórica ou ir para outro lugar, e quais são os condicionantes. Esse é um encaminhamento ainda provisório”. 

Bebeto Marques também convidou professores e professoras a participarem da próxima etapa da AGE, na segunda-feira, que contará com a participação do reitor da UFSC. Ainda nesta sexta-feira, dia 23, um documento com a síntese dos questionamentos feitos à Reitoria foi elaborado pela Apufsc e encaminhado ao gabinete do reitor.

“Eu gostaria de agradecer a quem participou e fazer um chamado aos que não puderam vir para se fazerem presentes. Eu tenho certeza de que ao final teremos uma boa solução, junto com a Administração Central, de preferência. Esse é um processo político que por vezes gera atrito, mas eu quero crer que esta oportunidade levará a uma solução definitiva para a sede da Apufsc dentro do campus”, finalizou o presidente do sindicato.

Imprensa Apufsc