Confira o resultado da consulta pública de opinião sobre o nome do campus da UFSC em Florianópolis

O resultado final foi: 297 votos (54,8%) na opção “não”, 239 votos (44,1%) na opção “sim” e 6 votos (1,11%) em branco

A consulta pública de opinião realizada junto a filiados e filiadas à Apufsc-Sindical a partir da solicitação dos ex-reitores Bruno Rodolfo Schlemper Jr., Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Antônio Diomário Queirós, Nilcéa Lemos Pelandré, Álvaro Toubes Prata e Ubaldo César Balthazar, conforme ofício que pode ser acessado aqui, encerrou às 14h desta sexta-feira, dia 13.

Os ex-reitores, filiados, solicitaram que “nosso sindicato disponibilize os meios eletrônicos necessários para uma consulta pública de opinião junto aos filiados/as (docentes da ativa e aposentados) à entidade acerca da mudança de nome do campus João David Ferreira Lima”.

Sindicalizados e sindicalizadas responderam à pergunta “Você é a favor da mudança do nome do campus João David Ferreira Lima?”, elaborada pelo grupo que solicitou a realização da consulta.

O resultado final foi: 297 votos (54,8%) na opção “não”, 239 votos (44,1%) na opção “sim” e 6 votos (1,11%) em branco. Ou seja, a maioria decidiu que o nome do campus João David Ferreira Lima deve ser mantido.

O tema será votado na reunião do Conselho Universitário (CUn/UFSC) da tarde desta sexta-feira, dia 13.

“A Diretoria da Apufsc agradece a participação de todos e todas na consulta. Também queremos aqui reafirmar nossos valores e princípios, como a defesa da democracia e do Estado Democrático e de Direito no país, na universidade e no meio sindical. A universidade e o sindicato são instituições cujos pilares devem sempre garantir a autonomia, a pluralidade de ideias e a liberdade de pensamento. A liberdade acadêmica e a democracia são cláusulas pétreas e inegociáveis. Desejamos que todos e todas, em especial os proponentes da consulta (ex-reitores) e os conselheiros e conselheiras do CUn, façam bom uso dos resultados no momento de tomada de decisão sobre esse importante e sensível assunto. Lembrando sempre que essa foi uma consulta de opinião, e que a instância decisória é o Conselho Universitário. Por fim, a Diretoria do sindicato se reserva ao direito de, neste momento, não emitir opiniões ou posição em relação o resultado da consulta e também da votação do CUn, seja ele qual for. Somos cautelosos, entre outros motivos, porque, como o resultado mostra, o assunto divide a categoria. Estamos convictos e valorizamos a democracia!”, informa a Diretoria da Apufsc.

Informações importantes:

Imprensa Apufsc