Caros(as) docentes, desejamos a todos um bom retorno ao semestre letivo 2025.2.
Mais uma vez, iniciamos o período enfrentando precárias condições de trabalho, em particular com estruturas físicas deterioradas e/ou insuficientes, comprometendo a qualidade e a plena realização da função universitária.
Entre os desafios que exigem nosso firme posicionamento está o inaceitável ataque à soberania nacional, manifestado em tarifas comerciais norte-americanas impostas a nossos produtos por motivações políticas e em ações contra o nosso sistema de justiça. No mesmo contexto, acompanhamos com indignação o motim de parlamentares na Câmara e no Senado que, de forma reiterada, buscam anistiar os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado e pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Trata-se de um episódio vergonhoso, um ataque frontal à democracia e ao funcionamento das instituições da República, que merece nosso mais veemente repúdio. O Congresso Nacional deve se dedicar às pautas de interesse da maioria da população, e não a projetos voltados a interesses corporativos e eleitorais.
Neste segundo semestre de 2025, o Congresso discute ataques graves aos interesses nacionais e aos serviços públicos, como a reforma administrativa, o fim dos mínimos constitucionais para saúde e educação e os 63 vetos presidenciais à perigosa flexibilização da legislação ambiental (o chamado “PL da devastação”). Também tramitam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), a PEC 55 (que extingue a contribuição previdenciária dos aposentados) e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Tais medidas exigem nossa mobilização política junto aos parlamentares, tanto em Santa Catarina quanto em Brasília. O Encontro Nacional do Proifes, realizado recentemente em Florianópolis, reforçou essas e outras lutas, essenciais para nossa categoria e para o financiamento pleno e permanente das universidades federais.
Nesta segunda-feira, dia 11, às 14h, no auditório do CCE, realizaremos Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a escolha da sede definitiva da Apufsc-Sindical dentro do Campus-Trindade. Desde que fomos obrigados a deixar nossa histórica sede no campus, devido à demolição de edificações vizinhas, temos negociado com a Reitoria para garantir um Posto de Atendimento da Apufsc, dentro do campus, e alternativas de local para instalação/construção da nova sede definitiva. Após essas tratativas, conclamamos todos(as) os(as) filiados(as) a comparecerem à AGE e, em seguida, participarem da votação eletrônica.
As atividades comemorativas aos 50 anos da Apufsc continuam. Renovamos o convite à participação e desejamos um bom trabalho a todos e todas.
Diretoria da Apufsc-Sindical
