Na quarta-feira (09), a Apufsc-Sindical instalou uma sede no município de Chapecó, para atender os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A primeira medida foi criar uma comissão provisória para desenvolver os trabalhos do Sindicato entre os professores da Instituição, que tem como objetivos intensificar a campanha de filiação, a contratação de um escritório de advocacia para a prestação de serviços aos docentes da UFFS e a operacionalização de convênios, além da escolha de professores para a composição do Conselho de Representante.
A UFFS foi criada em setembro de 2009 e abrange 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul, formada pelas regiões Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
A UFFS tem cinco câmpus: Chapecó (SC), onde funciona a sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Com 33 cursos, a universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos. Atualmente conta com 311 professores nas cinco unidades, sendo 117 somente em Chapecó.