O contrato com a operadora privada do plano de saúde dos professores é o maior da Apufsc. A sua renovação era para ter ocorrido no início de maio. Isto não foi feito porque constatamos a ilegalidade da semestralidade, bem como ser esta temporalidade prejudicial aos professores.
Quando se decidiu fazer a pesquisa de opinião sobre planos de saúde (disponível em http://www.observatoriodasaude.ufsc.br/ ), pensamos na saudável novidade de consultar o coletivo de interessados antes de tomar uma decisão. Se muitos professores participarem, tomaremos a melhor decisão sobre a renovação.
A pesquisa será realizada até o dia 13 de julho. São 1800 titulares do plano Unimed. Em outubro, na última assembléia convocada para discutir a renovação do contrato, participaram menos de 20 colegas que, mesmo discutindo exaustivamente por mais de quatro horas, não obtiveram consensos. Na semana seguinte, decisões foram tomadas numa reunião aberta da Diretoria com cinco colegas.
As características da cesta de “produtos” vão resultar diretamente desta pesquisa: a abrangência do contrato, a acomodação, o fator moderador, os benefícios do plano regulado, etc. As opções da maioria dos professores vão orientar os contratos a serem firmados com a operadora.