Em Blumenau, ministro da Educação transfere decisão sobre federalização da Furb para o próximo governo

Ministro participou de ato com a participação de reitores, políticos e representantes de entidades

Se houver federalização da Furb, ela só acontecerá a partir de 2023, no próximo governo. Foi o que confirmou o ministro da Educação, Victor Godoy, durante visita à universidade de Blumenau nesta terça-feira, dia 23. Diante dos reitores da Acafe e de líderes empresariais e políticos do Vale do Itajaí, ele assinou um termo de compromisso dando prazo de seis meses para que sejam feitos estudos sobre o processo. Mas sinalizou ter um caminho em mente.

Apesar de o ato ter, na prática, delegado a decisão para quem estiver sentado na cadeira de ministro no ano que vem — mesmo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, nada garante que Godoy permaneça na função —, a visita foi avaliada como histórica pela reitoria da Furb e pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). A última vez que um ministro da Educação havia pisado na instituição foi em 1986, quando Marco Maciel formalizou a ascensão dela à categoria de universidade.

A ordem para iniciar as análises deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Godoy disse em Blumenau, mais de uma vez, ter uma ideia de como efetivar a federalização. Mas não a detalhou.

Leia na íntegra: NSC Total