Apufsc participa de homenagem ao professor Glauco Olinger

Olinger foi um dos sócios-fundadores da Apufsc e comemora 100 anos no sábado, dia 17

Na tarde desta sexta-feira, dia 16, o presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, e o diretor de assuntos de aposentadoria, José Francisco Fletes, compareceram a uma homenagem em comemoração ao centenário do professor aposentado Glauco Olinger. A celebração envolveu um plantio de árvores organizado pelos amigos de Olinger, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O professor aposentado, que comemora 100 anos no sábado, dia 17, foi idealizador e o primeiro diretor do CCA. Já na luta sindical, foi um dos sócios-fundadores da Apufsc, em 1975.

Homenagens no Centro de Treinamento da Epagri também estavam previstas (Foto: Apufsc-Sindical)

A atividade realizada no CCA faz parte de uma série de homenagens prestadas para a Olinger ao longo da semana. Na terça-feira, dia 13, o Conselho Universitário (CUn) da UFSC promoveu uma sessão solene de agradecimento ao docente, no auditório da Reitoria. “Foi aqui nesta universidade que alguns anos atrás eu recebi o maior título, o que mais me honrou e mais me honra. Dificilmente haverá um título mais honroso que o título de professor”, declarou o Olinger na ocasião.

Assista a transmissão da sessão solene realizada pelo CUn:

Carreira

Glauco Olinger foi idealizador e o primeiro diretor do CCA. Docente do curso de Agronomia, contribuiu para a construção da Estação Experimental de Aquicultura – Itacorubi, a implantação da Pró-Reitoria de Planejamento, a criação do Sistema de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão e a instituição do Serviço de Extensão Rural em Santa Catarina.

Também atuou como presidente do grupo de trabalho para a implantação dos cursos de mestrado em Engenharia de Aquicultura e em Engenharia de Alimentos, foi membro do Conselho Universitário da UFSC nas da décadas de 1970 e 1980, secretário Estadual de Educação e da Agricultura do Estado de Santa Catarina, presidente da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) para assuntos agropecuários. Em 2007, recebeu o título de Professor Emérito da UFSC. 

Com informações do Notícias da UFSC
Karol Bernardi
Imprensa Apufsc