Funpresp: Mais de 20 docentes participam de novo atendimento oferecido pelo Jurídico da Apufsc

Na data limite para migração, Apufsc abriu novamente atendimento exlusivo para tratar do tema

Cerca de 20 docentes participaram da segunda data aberta pelo Jurídico da Apufsc-Sindical para tirar dúvidas sobre a migração de servidores federais ao regime da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). O atendimento ocorreu na data em que se encerrou o prazo para adesão – 30 de novembro. O serviço foi oferecido a filiados e não-filiados à Apufsc.

No atendimento, feito online e em grupo, o advogado Vinícius Bion falou sobre a adesão à Funpresp, seus impactos, e explicou as questões previdenciárias atuais no Brasil que afetam os servidores públicos federais. Em seguida, tirou dúvidas dos participantes sobre o assunto.

No primeiro atendimento presto exclusivamente com essa temática, no dia 23, o Jurídico da Apufsc-Sindical atendeu 80 docentes de forma virtual em dois turnos para tratar sobre a Funpresp.

Sobre a Funpresp

Oriunda da Medida Provisória 1.119/2022, aprovada na Câmara e no Senado, a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) prevê que os servidores que ingressaram no serviço público antes de 2013 poderão trocar o Regime Próprio (RPPS) pelo Regime de Previdência Complementar (RPC).

A norma também modifica a natureza jurídica das fundações de previdência complementar dos servidores federais, que passarão a ser entidades privadas. Com isso, em vez da Lei de Licitações e Contratos, essas fundações passarão a seguir as regras das sociedades de economia mista. Outra mudança imediata é o fim do limite remuneratório dos dirigentes daquelas entidades. Antes, os salários eram limitados ao teto de ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 39.293,32).

::: Acesse também:
Live do Proifes-Federação sobre Funpresp
Artigo sobre a migração para a Funpresp e as apostas do servidor
Especialista tira dúvidas sobre migração de regime previdenciário e Funpresp