Mesa de negociação: Governo propõe reajuste de 7,8% no salário dos servidores e 43,6% no auxílio-alimentação

Nesta primeira rodada, secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho apresentou a proposta de um reajuste emergencial, levando em conta o orçamento disponível para 2023

A primeira proposta apresentada pelo governo federal aos servidores públicos federais na retomada da Mesa de Negociação Permanente com a categoria teve avanços considerados tímidos pelas entidades que participaram. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 17, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e foi conduzido pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça. O Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada, esteve presente.

Nesta primeira rodada de negociação, o governo apresentou a proposta de um reajuste emergencial, levando em conta o orçamento disponível para 2023, de R$ 11,2 bilhões. O reajuste salarial proposto é de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023. Foi proposto ainda reajuste de 43,6% no vale-alimentação.

Confira o ofício com a proposta da Secretaria de Gestão de Pessoas

“A primeira reunião não supriu a nossa expectativa no que diz respeito à apresentação de propostas. A previsão é de que ainda nesse mês aconteça um novo encontro da mesa para se discutir de fato o que foi apresentado. A Diretoria do Proifes irá avaliar a melhor forma de debater o assunto”, afirmou o presidente da federação, professor Nilton Brandão, após o encontro. Um dos pontos de preocupação da entidade é a situação dos aposentados com essa proposta. Brandão pondera, porém, que essa foi a primeira proposta do governo.

Perdas salariais passam de 40%

Na semana passada, representantes da Apufsc participaram de reunião do Conselho Deliberativo do Proifes em que foi discutida a participação na Mesa de Negociação Permanente. Havia a expectativa de que nesse primeiro encontro o governo federal apresentasse uma proposta de reajuste linear emergencial em valores semelhantes aos concedidos aos servidores do Judiciário e Legislativo, que tiveram os salários reajustados em 18% divididos em três parcelas anuais de 6%. O valor é bem abaixo das perdas salariais acumuladas pelos docentes, que chegam a 41,14%.

Após o encontro desta quinta, o Conselho Deliberativo do Proifes se reunirá novamente para avaliação e encaminhamentos. “Tendo em mãos a proposta, serão feitas assembleias locais por cada sindicato que faz parte do Proifes para debater o que será proposto pelo governo”, explica o vice-presidente da Apufsc, Adriano Duarte.

No dia 28 de fevereiro, está prevista uma nova rodada da Mesa de Negociação dos servidores com o governo.

Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação