Programação inclui palestras, mesas-redondas e debates voltados para os desafios e conquistas das mulheres em posições de liderança
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, estará presente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 12 de agosto, a convite do 1º Seminário Estadual Mulheres na Gestão das Instituições Públicas de Ensino Superior de Santa Catarina. O evento, que será realizado no campus Trindade, em Florianópolis, é promovido pela UFSC em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A ministra será recepcionada pela Reitoria da UFSC e pelas instituições organizadoras às 17h do dia 12, terça-feira. Em seguida, às 17h30, Macaé participará de um encontro com movimentos sociais catarinenses, no Auditório da Reitoria, e às 19h, proferirá Conferência/Aula Magna: Direitos Humanos e Cidadania nas Instituições Públicas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Programação
Com início a partir das 14h, o seminário tem como objetivo central discutir o papel das mulheres na gestão dessas instituições e fomentar a igualdade de gênero nesses espaços. A programação inclui palestras, mesas-redondas e debates voltados para os desafios e conquistas das mulheres em posições de liderança, promovendo reflexões e trocas de experiências entre gestoras, profissionais da área e movimentos sociais de Santa Catarina. A iniciativa reforça o compromisso das instituições organizadoras com a promoção dos direitos humanos e da cidadania, destacando a necessidade de ações concretas para a valorização das mulheres em todos os níveis da sociedade e do ambiente acadêmico.
12/08 (terça-feira)
14h
Abertura
Apresentação cultural
14h15
Roda de Conversa: autoapresentação das gestoras
19h
Conferência/Aula Magna: Direitos Humanos e Cidadania nas Instituições Públicas, com a ministra Macaé Evaristo
13/08 (quarta-feira)
8h30
Desafios enfrentados por mulheres em cargos de gestão
11h30
Avaliação do encontro e preparação do próximo seminário
Macaé Evaristo
Nascida em São Gonçalo do Pará, no estado de Minas Gerais, em abril de 1965, Macaé tem trajetória marcada na educação e na luta antirracista, no ativismo na defesa dos direitos humanos. Professora e assistente social, foi secretária de Estado de Educação de Minas Gerais e de Belo Horizonte e exerceu mandatos como vereadora e deputada estadual no estado.
Reconhecida por seu trabalho sociopolítico educacional em todo país, Macaé é graduada em Serviço Social (PUC-MG), mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrou a equipe de transição do governo Lula no grupo de trabalho da educação.
No governo da presidenta Dilma Rousseff, Macaé Evaristo foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) e coordenou programas importantes como Escolas Indígenas e as cotas para ingresso de estudantes de escola pública, negros e indígenas no ensino superior.
Fonte: Notícias UFSC
