Mais de dez anos depois, obra de bloco no campus da UFSC em Curitibanos é retomada

Sem estrutura adequada, docentes têm alugado contêineres com recursos dos próprios projetos para abrigar seus laboratórios

Foram retomadas no mês fevereiro as obras do Centro de Ensino Multiuso (CBS02) no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos. Agora, elas são executadas pela empresa K8.COM Engenharia e Serviços Ltda. O edital de contratação foi publicado em outubro do ano passado, e a obra será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de execução é de 14 meses e o valor estimado é de R$ 5.567.736,31.

CBS02
Situação do CBS02, na UFSC Curitibanos
(Foto: Apufsc/Divulgação)

São mais de dez anos de espera da comunidade acadêmica pela construção, que foi abandonada em 2020 com 98,5% das obras prontas e sofreu avarias desde então. O CBS02 constava no plano de construções prioritárias no campus de Curitibanos desde 2013. A obra foi licitada em 2014 com valor final de R$ 22.220.822,28 e deveria ser concluída em 2016. No entanto, houve atrasos sucessivos e a rescisão contratual foi formalizada em 2023.

Em abril do ano passado, a Diretoria da Apufsc-Sindical esteve presente em um ato de docentes, TAEs e estudantes do campus Curitibanos. A manifestação teve como principal objetivo chamar atenção para a necessidade da finalização das obras no prédio CBS02.

A edificação ocupa área adjacente ao bloco CBS01 e conta com cerca de 9 mil metros quadrados, distribuídos em cinco andares. O planejamento inicial previa que iria abrigar 29 laboratórios, 13 salas de aulas, 51 salas de professores, 14 salas técnicas, três salas de reuniões, um herbário, uma sala de apoio, uma sala de bolsistas, um almoxarifado, uma sala de técnicos e uma sala de centros acadêmicos. O prédio é considerado fundamental para as consolidações dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e, mais recentemente, Medicina.

Sem estrutura adequada, docentes alugam contêineres

Durante a visita da Diretoria no ano passado, a professora Mônica Santos, representante da Apufsc em Curitibanos, destacou que, com apenas 14 salas de aula disponíveis para uso na atual estrutura do campus, os docentes estão com espaço reduzido para realização de atividades, com laboratórios instalados em espaços como a Secretaria de Educação, cedidos pela prefeitura.

Naquele momento, havia cerca de 20 docentes sem salas de aula trabalhando de forma remota para cumprir sua carga horária. Professores e professoras também têm alocado contêineres com recursos dos próprios projetos para abrigar seus laboratórios.

Imprensa Apufsc