Edital e normas da disputa pela reitoria são divulgados

Confira abaixo os dois documentos publicados no dia 10

Edital

A Comissão Eleitoral Representativa de Entidades da Universidade Federal De Santa Catarina – Apufsc, APG, CEB e STAs – criada pelas entidades e designada através da Portaria nº 001/COMELEUFSC/2007, no uso de suas atribuições e de acordo com o disposto na Resolução nº 002/COMELEUFSC/2007, de 09 de outubro de 2007, torna público que, no período de 15 a 24 de outubro de 2007, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, na Secretaria da Sala dos Conselhos – Prédio da Reitoria, estará aberto o prazo de inscrições para os candidatos a Reitor e Vice-Reitor da UFSC, na consulta à comunidade universitária, a ser realizada, em primeiro turno, no dia 13 de novembro de 2007, e, em segundo turno, no dia 04 de dezembro de 2007.

Florianópolis, 10 de outubro de 2007.

Comissão Eleitoral


Eleição direta para reitor e vice-reitor da UFSC em 2007

Comissão Eleitoral de Entidades da UFSC (Apufsc, APG, CEB E STAS)

Resolução Nº 001/COMELEUFSC/2007, de 08 de outubro de 2007

A Comissão Eleitoral de Entidades Representativas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e tendo em vista as deliberações das entidades representativas da comunidade universitária da UFSC, resolve:

Art. 1º O processo de consulta à comunidade universitária para a escolha dos candidatos a Reitor e a Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina será organizado, coordenado e fiscalizado por uma Comissão Eleitoral Representativa de Entidades da UFSC que declarará e divulgará os resultados e os candidatos da chapa que for eleita.

§ 1º A Comissão Eleitoral Representativa de Entidades a que se refere o artigo anterior será integrada por:

I – 2 (dois) representantes da APUFSC-SSINDd+

II – 2 (dois) representantes da Associação dos Pós-Graduandos da Universidade (APG)d+

III – 2 (dois) representantes Conselho de Entidades de Base da Universidade (CEB)d+

IV – 2 (dois) representantes dos servidores técnico-administrativos da Universidade eleitos em assembléia pela categoriad+

Parágrafo único. A Comissão a que se refere o caput deste artigo será presidida por um de seus membros escolhido pelos seus pares.

Art. 2º Poderão votar na consulta à comunidade universitária de que trata esta resolução:

I – os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício que constem do seu cadastro de pessoal ativo até o dia 17/10/2007d+

II – os alunos dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) sediados no Campus da Universidade e os alunos dos Colégios de Aplicação e Agrícolas de Araquari e Camboriú que tenham a condição de matrícula regular no dia 17/10/2007.

Parágrafo único. Os alunos dos Colégios de Aplicação e Agrícolas de Araquari e Camboriú para serem eleitores deverão ter a idade mínima de 16 anos na data de 17/10/2007.

Art. 3º Poderão inscrever-se como candidatos no processo de consulta à comunidade universitária os servidores que preencherem os requisitos estabelecidos na  legislação em vigor.

Art. 4º As inscrições serão feitas por chapas que indicarão os candidatos a Reitor e a Vice-Reitor, mediante requerimento dirigido à Comissão Eleitoral.

Parágrafo único.  As inscrições serão entregues na secretaria na Sala dos Conselhos nos dias úteis compreendidos no período de 15 a 24 de outubro de 2007, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00h.

Art. 5º A consulta à comunidade universitária de que trata esta resolução será realizada em dois turnos caso nenhuma das chapas inscritas alcance o índice geral superior a 50% (cinqüenta por cento) no primeiro turno.

Parágrafo único. Havendo segundo turno, serão consideradas inscritas, logo após a declaração dos resultados finais do primeiro turno das eleições, a primeira e a segunda chapas mais votadas. 

Art. 6º O primeiro turno da consulta direta será realizado no dia 13 de novembro de 2007. 

Parágrafo único. No caso de realização de segundo turno, fica estabelecida a data de 4  de dezembro de 2007 para a realização do processo eleitoral.

 Art. 7º O processo de votação será fixado pela Comissão Eleitoral e incluirá, obrigatoriamente, as seguintes determinações:

I – proibição do voto cumulativo ou por procuraçãod+ 

II – tomada de votos em urnas eletrônicasd+

III – realização da consulta no horário das 8:00 às 21:00h, ininterruptamente, em um único diad+

IV – votação secretad+

V – cada eleitor votará uma única vez, prevalecendo, no caso de integrantes de mais de um segmento da comunidade universitária, a seguinte ordem:

a) no caso de servidor docente e técnico-administrativo, votará como professord+

b) no caso de servidor docente, técnico-administrativo e aluno, votará como professord+

c) no caso de servidor técnico-administrativo e aluno, votará como servidor técnico-administrativo.

VI – as urnas eletrônicas serão instaladas, de comum acordo com os técnicos envolvidos, em locais apropriados em cada Unidade Universitária e nos demais setores de atividades da Universidaded+

VII – a divulgação da relação dos eleitores classificados por categoria mediante edital que será publicado no endereço eletrônico www.ufsc.br e no hall da Reitoria.

Parágrafo único. Para os fins do disposto no inciso VI deste artigo, caberá à Comissão Eleitoral definir os locais de votação e proceder a sua divulgação por meio de cartazes e outras formas de divulgação, durante os 15 (quinze) dias que antecederem à consulta direta.

Art. 8º Os votos válidos na consulta à comunidade universitária serão ponderados na proporção de 1/3 (um terço) para os servidores docentes, 1/3 (um terço) para os servidores técnico-administrativos e 1/3 (um terço) para os alunos.

§ 1º Para os fins desta resolução consideram-se válidos os votos atribuídos a candidatos regularmente inscritos, excluídos os votos em branco e os nulos.

§ 2º O índice de votação de cada chapa em cada segmento será obtido mediante a aplicação da seguinte fórmula: (número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de eleitores do segmento, que votaram na consulta, vezes um terço).

§ 3º Será considerada vencedora a chapa que, somado os índices obtidos em cada segmento, alcançar índice geral superior a 50% (cinqüenta por cento).

Art. 9º Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação no mural da Secretaria dos Conselhos, localizada no andar térreo do prédio da Reitoria.  

A Comissão Eleitoral de Entidades 

Representativas da UFSC, em 2007