Governo corta URP. Apufsc entra com pedido de liminar

Em ofício datado de 15 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UFSC informa que a Coordenação Geral de Procedimentos Judiciais do Ministério do Planejamento procedeu o corte da URP de 26,06% da folha de pagamento dos professores da UFSC. 

Imediatamente a Apufsc ingressou com mandados de segurança na Justiça de Trabalho, em Florianópolis, e na Justiça Federal, em Brasília, pedindo a manutenção da rubrica nos contra-cheques, por conta do evidente e grave prejuízo que o injustificado corte vai acarretar aos professores que recebem a URP.A Justiça deve se pronunciar a respeito das liminares nos próximos dias e a decisão será informada aos docentes pela Apufsc imediatamente. 

Paralelamente às ações judiciais, a Apufsc se movimenta também na esfera política. O Sindicato está articulando audiência com a senadora Ideli Salvatti (PT), que estará presente na inauguração da Unidade Intensiva do Hospital Universitário, programada para esta segunda-feira, dia 25, a partir das 9 horas, no 4º andar do HU. Para reforçar a luta contra corte salarial, a Apufsc convida os professores a comparecerem à solenidade. 

A Apufsc também solicitou à Consultoria Jurídica do Ministério da Educação que se pronuncie sobre o pleito dos professores, diante das diversas evidências que o corte é descabido e injustificado. 

Enquanto utiliza todas as armas disponíveis nos campos jurídico e político,  a Apufsc, no entanto, não pode prescindir da mobilização dos professores contra o corte, seja participando das atividades programadas pelo Sindicato, como a de segunda-feira no HU, seja entrando em contatos com representantes do governo e com parlamentares. A pressão política é fundamental para garantir a manutenção de um direito conquistado há mais de 17 anos pelos professores da UFSC.