De aniversário, Barca dos Livros pede presente

Reconhecida nacionalmente pelo trabalho comunitário que desenvolve em Florianópolis e tendo já obtido importantes prêmios, a Biblioteca Barca dos Livros acaba de completar um ano de portas abertas em fevereiro. Como depende da ajuda de todos para seguir funcionando, a Biblioteca aproveita a ocasião para lançar uma campanha de arrecadação de fundos para a aquisição de mesas e cadeiras.

O que muita gente não sabe é que pode ajudar o projeto sem gastar para isso.

É que a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) prevê que pessoas físicas possam fazer investimentos em projetos culturais, permitindo o abatimento no Imposto de Renda. 

Para contribuir com o Projeto Biblioteca Barca dos Livros por meio da lei, basta calcular o imposto de renda devido, separar 6% desse valor, depositar na conta bancária específica do Projeto (Banco do Brasil, Agência 3185-2, conta n° 15261-7) e nos comunicar o depósito. Se você já destina valores como incentivador a outras instituições, os percentuais somados estão limitados a 6%. Será emitido o “Recibo de Mecenato”, documento que permite a dedução de 100% do valor investido, que deverá ser lançado no campo “pagamentos efetuados” da sua Declaração de Ajuste Anual (exclusivamente para declaração completa).

Até o limite de 6% do seu imposto devido, a soma desses investimentos poderá ser deduzida integralmente do seu imposto a pagar em 2008, ou será acrescida à sua restituição quando da devolução pela Receita Federal.

Qualquer quantia é importantíssima para a execução das atividades da Biblioteca Barca dos Livros, sendo apenas limitada ao valor mínimo de R$ 300,00, para permitir a cobertura dos custos administrativos relacionados.

Com isso, além do incentivo fiscal, são garantidos em 2008 todos os benefícios exclusivos dos Proeiros da Barca dos Livros:

– Convite para todas as nossas atividadesd+ 

– Entrada gratuita para uma pessoa nos eventos cobradosd+ 

– Carteirinha exclusiva de “Proeiro da Barca dos Livros 2008”d+ 

– 5% de desconto na Cafeteria da Biblioteca. 

Pessoas que não tiverem interesse em usufruir do benefício fiscal também podem aderir à nossa campanha, recebendo os benefícios exclusivos de Proeiro da Barca, mas depositando sua contribuição em outra conta específica da Sociedade Amantes da Leitura.