Nesta terça-feira tem nova passeata em defesa da Furb Federal, em Blumenau

A Marcha em Defesa da Furb Federal está mantida para esta terça-feira, em Blumenau, mesmo após o cancelamento da visita da comitiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Blumenau. A visita foi reagendada para quinta-feira.

A passeata deve iniciar às 18h30min com concentração em frente à Biblioteca Central, Campus 1. O grupo deve percorrer a Rua Antônio da Veiga e seguir até a Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua XV de Novembro.

— A passeata não era para impressionar o pessoal da UFSC. O que queremos é fortalecer o argumento de que o embrião de uma nova universidade federal, passando pelo campus da UFSC, seja a Furb — diz o coordenador do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis.

A passeata é a quinta iniciativa do Comitê Pró-federalização em parceria com o Movimento Sou Pela Furb Federal, criado no Facebook por alunos da Furb para mobilizar a sociedade em prol da causa.

Já ocorreram duas concentrações nos campi 1 e 2, além da passeata até a prefeitura de Blumenau no dia 12 que reuniu cerca de 3 mil pessoas. Para esta terça-feira, a estimativa é reunir cerca de 10 mil pessoas. Carros de som e faixas estão sendo preparados para a mobilização.

O professor Oklinger Mantovaneli Junior, um dos apoiadores do movimento no Facebook, reitera a necessidade da mobilização continuar.

— Se a gente desmobilizar, o grau de desinformação sobre a Furb vai aumentar — afirma, listando matérias nacionais em que a Furb foi citada como universidade privada e não pública, o que, para ele, teria dificultado a inclusão de Blumenau no anúncio de criação de nova universidade federal.