Passeata em defesa da Furb Federal toma as ruas de Blumenau, na terça-feira à noite

Nem mesmo a chuva foi capaz de intimidar os manifestantes que querem a incorporação da Universidade Regional de Blumenau (Furb) no processo de instalação de uma universidade federal no Vale do Itajaí.

Cerca de 7 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, entre alunos e servidores da Furb, estudantes secundaristas, lideranças políticas e adeptos do movimento marcharam pelas principais ruas entre o Campus 1 da universidade e a escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua XV de Novembro, na terça-feira à noite.

Munidos de buzinas, tambores, cornetas, camisetas e muitos com o rosto pintado com as cores e o nome da Furb, os manifestantes marcharam com seus guarda-chuvas entoando gritos de guerra e convidando os curiosos a se juntarem ao movimento.

A passeata contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), que organizou o trânsito. Diversas ruas foram bloqueadas para a passagem dos manifestantes.

Muitos motoristas sinalizaram com buzinadas e sinais de positivo o apoio ao movimento. O manifesto transcorreu sem problemas e não foi registrado nenhum incidente.

A passeata de ontem contou com o apoio de alunos das escolas públicas Celso Ramos, Hercílio Deeke, Heriberto Müller, Luiz Delfino e Pedro II. Parte deles só se incorporou ao manifesto quando a marcha chegou próximo à prefeitura.

Agora, de acordo com o coordenador do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, o movimento entra em estado de vigília e seguirá acompanhando os trabalhos da comissão responsável pelo processo de incorporação.

Nesta quinta-feira, uma comissão formada por membros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) virá a Blumenau para conhecer as instalações da Furb.