Professores Paraná e Roselane vão disputar o segundo turno nas eleições da UFSC

Os professores Carlos Alberto Justo da Silva, conhecido como Paraná, e Roselane Neckel vão disputar o segundo turno das eleições na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O resultado do primeiro turno foi divulgado por volta das 22h30min desta quinta-feira. Paraná alcançou o índice 0,4276 e Roselane conseguiu índice 0,2434. Se algum dos candidatos houvesse superado 0,5, não haveria segundo turno.Compareceram às urnas 30,9% dos eleitores aptos a votar

A votação foi encerrada às 21h e a ocorreu em 62 seções espalhadas pelos campi da UFSC. Compareceram às urnas 11.641 votantes, enquanto 26.035 se abstiveram. Paraná teve 4.568 votos, contra 3.241 da candidata Roselane.

O número absoluto de votos, porém, não é o usado para indicar os vencedores. Os votos de cada categoria de eleitores — alunos, professores e técnicos administrativos — corresponde a 1/3 dos índices calculados para cada candidato.

Os candidatos acompanharam a apuração no prédio da reitoria da UFSC, assim como alguns alunos, professores e servidores. As urnas do campus da Trindade foram reunidas na reitoria, enquanto nos demais campi os votos foram repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à Comissão Eleitoral por e-mail ou fax.

— Vamos continuar divulgando nossa proposta de UFSC sem fronteiras. Queremos estabelecer diálogo na UFSC — disse Paraná, que considerou a eleição tranquila.

— Havia possibilidade desse resultado, sentimos pelo apoio nas últimas semanas. Mas a votação com esse índice nos deixou confiantes. Pretendemos discutir com a comunidaded+ para gestão com democracia temos que ouvir pessoas — declarou Roselane.

O candidato com a terceira maior pontuação foi Irineu Manoel de Souza, com 1.884 votos. Dilvo Ilvo Ristoff teve 1.527 votos e Fernando Kinoshita teve 84.

A homologação da eleição ainda depende da prestação de contas dos candidatos, e deve sair até cinco dias úteis após o pleito.

Desafios para novo reitor

Entre os principais desafios do nome que assumir o lugar de Álvaro Prata está consolidar a expansão da UFSC, que há dois anos tem campi em Joinville, Araranguá e Curitibanos. Nos próximos quatro anos, o novo reitor também será o responsável por implantar o campus de Blumenau, anunciado em agosto pela presidente Dilma Rousseff.

A responsabilidade em comandar a universidade federal é tamanha que se assemelha a de um prefeito, tendo de controlar um orçamento de R$ 1,2 bilhão anual, quase o mesmo valor da cidade de Blumenau (R$ 1,3 bilhão).