49 das 50 instituições que mais produzem conhecimento são públicas, aponta USP

Ranking de pesquisa coloca UFSC em 10º lugar, empatada com a Fiocruz

Dados da empresa Clarivate Analytics publicados pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostram que, das 50 instituições que mais produzem conhecimento e pesquisa no Brasil, 49 são públicas, e 43 delas, universidades. As informações são baseadas no banco de dados Web of Science e foram compiladas a pedido da USP pela empresa estadunidense, especializada em ciência e tecnologia.

Em um ranking de instituições que mais contribuem para a pesquisa, as estaduais paulistas dominam: USP, Unesp e Unicamp são responsáveis ou possuem pesquisadores envolvidos em 38% de toda a pesquisa do país. O ranking foi construído levando em conta artigos publicados entre 2014 e 2018, e uma instituição pontua quando um ou mais autores de um artigo são ligados a ela.

A UFSC aparece em 10º lugar, com 3,48% da pesquisa nacional, empatada com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Federais aparecem 36 vezes no ranking e estaduais, sete, incluindo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A lista também tem cinco institutos de pesquisa, um Instituto Federal (IF) e uma universidade privada.

Outro estudo, este realizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), aponta que, quando perguntada sobre instituições de pesquisa, apenas 13% da população souberam dizer o nome de alguma. Destes, só 20% falam em universidades: a maioria se lembra de institutos como a Fiocruz, o Butantan, e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

Na realidade, as universidades  são responsáveis pela imensa maioria da ciência produzida no país: elas são 44 das 50 instituições que mais produzem. Além disso, segundo dados do MCTIC, 80% dos pesquisadores estão em universidades.

Um estudo anterior da Clarivate, que analisava dados de 2011 e 2016, já apontava que 99% da pesquisa no Brasil é realizada por instituições públicas.

Leia mais: Jornal da USP


V.L./L.L.