Novo reitor da UFC quer rever rejeição ao Future-se

Em entrevista ao Estadão, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque também criticou o processo tradicional de eleição dos reitores nas federais

 

Nomeado reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) a despeito de ter sido o candidato menos votado e de ter ficado em terceiro na lista tríplice, o professor  José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque deve tomar posse ainda nesta semana em solenidade em Brasília comandada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, informa  O Globo.

A transmissão do cargo pelo atual reitor,  Henry de Holanda Campos, está prevista para  esta sexta-feira (23), na reitoria da UFC, em Fortaleza.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o novo reitor, criticou o tradicional processo de eleição dos reitores nas universidades. “Nessa eleição direta, no lugar de servir para buscar um gestor para a universidade, trava-se uma batalha ideológica e gera disputa política”, disse. “Precisamos rever esse processo. Desde o começo da minha campanha eu me posiciono contra esse processo. Nas vinte melhores universidades do mundo há um comitê que escolhe o reitor, inclusive com 50% de pessoas fora da universidade.” 

Albuquerque também pretende rever a posição da UFC de não aderir ao programa federal Future-seA UFC foi a primeira universidade do Nordeste a rejeitar o programa do MEC para o ensino superior. A respeito disso, declarou o novo reitor:

“Não podemos ficar contra ou a favor. Só com ele formatado é que poderemos ter posição. O País só vai sair da crise através da universidade. Não podemos ter medo do governo federal. Vamos ter dinheiro. Por isso conclamo toda a comunidade acadêmica. O processo eleitoral acabou”, disse. 

Segundo ele, o número de opositores é pequeno. “Não fui escolhido para ser líder político. Dividir não é bom. Debate ideológico não é bom”, disse.

Quem é o novo reitor

Nascido no Piauí, Cândido Albuquerque é advogado criminalista com 38 anos de carreira, ex-diretor da Faculdade de Direito, mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016). É docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na Graduação e pós-graduação.  

Outras nomeações

Não é a primeira vez que Jair Bolsonaro nomeia um reitor de universidade sem acatar a decisão da maioria da comunidade universitária. Há dez dias, o presidente nomeou o terceiro nome da lista tríplice, o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).  

Antes, ele já havia nomeado o segundo e terceiro colocados, respectivamente, para as federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Recôncavo da Bahia (UFRB). Apesar de a escolha do reitor ser prerrogativa do presidente, a nomeação de candidato menos votado rompe uma tradição que se mantinha desde 2003, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Leia mais em: Estadão