UFSC sobe para nona posição entre as melhores universidades da América Latina

Dentre as dez instituições mais bem colocadas no ranking, a UFSC é a única da região Sul

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu da 12ª para a nona posição no ranking elaborado pelo THE (Times Higher Education), divulgado nesta terça-feira, 7 de julho. Dentre as dez melhores universidades da América Latina, a UFSC é a terceira melhor instituição federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), empatadas na quinta colocação.

Entre as instituições latino-americanas, o Brasil não leva a liderança, que fica com a PUC-Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile) pelo segundo ano consecutivo. Mas, entre as 10 instituições mais bem colocadas, 7 são brasileiras —número maior do que no ano anterior, quando eram 6.

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, parabeniza os docentes-pesquisadores, os TAEs e alunos pelo reconhecimento do trabalho, apesar das dificuldades administrativas, financeiras e políticas encontradas no dia-a-dia. “A UFSC é um instituição que luta sempre para ser melhor”, disse.

Nesta edição, foram avaliadas 166 instituições de 12 países. O Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista. O Chile vem em seguida, com 30.

Para este ranking regional, foram considerados cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.

As 10 melhores Universidades da América Latina

1º – Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
2º – Universidade de São Paulo (USP), Brasil
3º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
4º – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México
5º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil *
5º – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil *
7º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil
8º – Universidade do Chile, Chile
9º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil 
10º – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil

*As duas universidades aparecem na mesma posição.

Fonte: Agecom / UOL