72ª Reunião Anual da SBPC começa hoje com transmissões online

O primeiro ciclo da versão estendida e virtual do evento começa nesta terça-feira e vai até o dia 5 de setembro, confira a programação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza de hoje (1º) a sábado (5) o primeiro ciclo da versão estendida e virtual de sua 72ª Reunião Anual (RA). Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a RA contará com conferências, painéis, atividades culturais, WEBMinicursos e sessão de pôsteres, transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube e compartilhados nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). O acesso à programação é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. 

O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além deste primeiro ciclo de setembro, atividades da 72ª Reunião Anual acontecerão em outubro (5 a 10), novembro (3 a 7) e dezembro (30/11 a 5/12).  Todas as informações sobre a 72ª Reunião Anual estão disponíveis no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

Este primeiro ciclo da RA contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento em painéis e conferências.  A SBPC oferecerá quatro conferências, com temas como “O que é spintrônica”, “Coronavírus: da biologia ao tratamento e prevenção”, “A importância dos sonhos” e “Os povos indígenas no Brasil”. A entidade também promoverá o painel “Ciência do mar: herança para o futuro”, e as mesas-redondas “Usos sustentáveis da biodiversidade amazônica”, “Sono e saúde da geração jovem. O impacto das novas tecnologias na qualidade do sono e da vida” e “Estado laico sob ataque: educação, saúde, direitos humanos”.

Os painéis e as mesas-redondas promovidas pela SBPC serão realizados das 12h às 14h, e as conferências, às 18 horas. A programação completa está disponível no site do evento.

As sociedades afiliadas à SBPC também promoverão mesas-redondas e conferências. Neste primeiro ciclo, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) realizarão duas conferências e um painel. No dia 2 de setembro, quarta-feira, das 10h às 11h, a SAB promove a conferência “As grandes perguntas da astronomia no século XXI”. Também no dia 2, a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) organiza o painel “Plano Emergencial Anísio Teixeira: papel dos jovens pesquisadores na reconstrução do Brasil”, às 15h. Quinta-feira, 3/09, a SBM realiza a conferência “Bioengenharia e biprinting: metrologia para ampliar a inovação”. Na sexta-feira, a SBEM apresenta a mesa-redonda “Divulgação científica, tecnologias e educação matemática para o desenvolvimento humano”, das 15h às 17h.  Todos os links de transmissão podem ser encontrados no site do evento (http://ra.sbpcnet.org.br/72RA).

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

SBPC

Jornal da Ciência