Número de alunos negros em universidades aumenta 75% em 4 anos

Entre 2014 e 2018 mais alunos negros tiveram acesso ao ensino superior, mas a quantidade de docentes pretos e pardos não subiu da mesma forma

Mais alunos negros tiveram acesso ao ensino superior entre 2014 e 2018. No mesmo período, no entanto, a quantidade de docentes pretos e pardos não subiu da mesma forma. Dados da plataforma Quero Bolsa mostram um aumento de 74,6% no número de estudantes negros nas universidades entre 2014 e 2018.

Entre os alunos matriculados no ensino superior, os estudantes pretos e pardos somavam perto de 1,7 milhão em 2014 e subiu para perto de 3 milhões em 2018.

No período, a quantidade de professores negros teve alta de 8% no mesmo período, passando de 22,1% para 35,8% de todo o corpo discente. Segundo informações do UOL, especialistas consideram que a diferença está na incidência de ações afirmativas, mais abrangentes para alunos e ainda escassas na hora de contratar os profissionais para as salas de aula.

O sistema de cotas para estudantes, o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) contribuem para que mais alunos tenham acesso à universidade. Porém, as ações afirmativas não avançaram tanto no processo seletivo.

Fonte: Istoé