Volta às aulas em Florianópolis: escolas devem respeitar limite de 30% por turma; confira regras

Protocolo aprovado pelo Comitê de Retorno às Aulas foi divulgado nesta terça-feira (13)

O protocolo completo para a volta das aulas presenciais em Florianópolis foi divulgado nesta terça-feira (13) pela Secretaria de Educação do município. O documento, aprovado pelo comitê de retorno às aulas na quinta-feira (8), estipula que o retorno deverá priorizar estudantes que não tiveram acesso às atividades não presenciais e com dificuldades de aprendizagem, e respeitar o limite de 30% por turma. Entre as orientações do protocolo, estão diversas medidas para prevenção ao coronavírus e de organização pedagógica.

Na Capital catarinense, as escolas terão autonomia para decidir sobre a volta ou não das aulas presenciais. A decisão é válida em todas as unidades, tanto da rede pública, quanto privada. O retorno é condicionado às regras estabelecidas pelo governo catarinense e pela prefeitura. Entre elas, a primeira condição é que a cidade esteja com risco alto ou moderado para a Covid-19, conforme a classificação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme a atualização do mapa de risco da semana passada, a região da Grande Florianópolis segue com risco grave para a doença e, portanto, ainda não pode retomar atividades presenciais nas escolas. A classificação é atualizada semanalmente pelo governo.

O protocolo divulgado pela Prefeitura de Florianópolis prevê o retorno opcional para todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O documento também ressalta que a vontade das famílias deverá ser respeitada e que estudantes do grupo de risco ou que residam com pessoas com mais de 60 anos ou que possuam comorbidades para a Covid-19 devem permanecer em ensino remoto.

Leia na íntegra: NSC