UFSC na mídia: pesquisador reforça confiabilidade das vacinas

Em entrevista à Jovem Pan, o professor Oscar Bruna-Romero explicou as diferenças entre as tecnologias de vacinas

O pesquisador Oscar Bruna-Romero, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB), deu entrevista ao jornalista Fernando Martins, da Rádio Jovem Pan, para falar sobre a segurança das vacinas contra o coronavírus.

O professor explicou as diferenças entre as tecnologias de vacinas e reforçou que, apesar de as vacinas contra o novo coronavírus terem sido desenvolvidas nos últimos meses, as “plataformas” usadas estão em estudo há cerca de 15 anos. As plataformas são os veículos usados para transportar as proteínas do vírus e provocar a resposta imunológica do organismo humano (adenovírus, RNA). As outras vacinas, que usam vírus inativados, são ainda mais seguras, pois vêm sendo utilizadas e aperfeiçoadas há décadas.

“É bom confiar que o método da ciência funciona”, ressaltou o pesquisador. Ele exemplificou que a expectativa de vida dos brasileiros na década de 1940 era de 53 anos e hoje passa de 80 anos, graças não apenas às vacinas, mas aos avanços da medicina e melhoria das condições sanitárias.

Fonte: Notícias UFSC