Docentes da UFSC podem inscrever propostas de novos cursos para plataforma Moodle até 1º de março

Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm até a próxima segunda-feira, 1º de março, para inscreverem propostas de novos cursos virtuais na plataforma Moodle Grupos UFSC. Os cursos deverão ser ofertados na modalidade não presencial, em duas edições, e com carga horária mínima de 30 horas cada. Precisam ser ministrados de forma assíncrona, com material didático composto de aulas gravadas, tutoriais, exercícios, dentre outros. Cada edição de curso deverá oferecer no mínimo 60 vagas.

O objetivo é fortalecer a internacionalização da UFSC, por meio de cursos em modalidades que incluem a comunicação em língua estrangeira, ou em português como língua adicional, a redação de resumos científicos em outras línguas, Políticas Linguísticas e Multilinguismo, literatura e cultura, entre outros.

Podem ser proponentes somente docentes da UFSC sob contrato de regime de dedicação exclusiva e no efetivo exercício de suas atividades, sendo que cada candidato tem direito a submeter e coordenar apenas uma proposta. O edital prevê a seleção de até 10 propostas de criação de cursos, com vigência de 1º de maio a 31 de agosto de 2021.

Confira o Edital Nº 1/2021/Proex/Sinter/Sead/Seplan

De acordo com o documento, a ação integra o Programa de Mobilidade Virtual, que visa criar um ambiente virtual para atender tanto as demandas de ensino quanto as demandas dos parceiros internacionais. O intuito é “estimular a oferta de Cursos Virtuais de Extensão desenvolvidos na plataforma Moodle Grupos UFSC, que abordem áreas específicas do conhecimento de forma trans, multi e interdisciplinar, com o objetivo de tornar esse conhecimento de caráter geral e acessível a um público mais amplo”.

Os cursos virtuais de extensão substituem as atividades de modalidade presencial, suspensas devido à pandemia da Covid-19. A iniciativa é desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan).

Para mais informações sobre as condições de participação e apresentação de propostas, acesse a íntegra do edital neste link.

Fonte: Notícias UFSC