SBPC cria manual para recuperar recursos de CT&I no orçamento de 2021

Material com as demandas dos setores com impacto na ciência brasileira foi encaminhado para parlamentares da Comissão Mista do Orçamento, mostra Jornal da Ciência

Em vista do risco de paralisação da ciência brasileira por falta de recursos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tomou a dianteira na requisição para recomposição do orçamento do setor no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2021, ainda pendente de análise do Congresso Nacional. Foram coletados com entidades parceiras as principais demandas de recuperação de recursos com impacto em CT&I e elaborado um manual, enviado às lideranças partidárias e aos membros da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

O material apresenta solicitações diretas e factíveis para garantir o mínimo operacional para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) em 2021, frente aos desafios que o Brasil segue enfrentando no combate à pandemia de covid-19. O documento também foi entregue ao relator setorial para CT&I, deputado Silas Câmara (REPUBLICANOS/AM), para que possa colaborar com ajustes nos recursos para o setor. O prazo para emendas serem feitas ao PLOA 2021 termina às 20h desta segunda-feira, 1° de março, e os relatórios setoriais devem ser entregues até o dia 5.

Diversas entidades científicas apoiam o manual elaborado pela SBPC, endossando os pedidos de ampliação de recursos ali detalhados.

Acesse aqui o material encaminhado aos parlamentares

Fonte: Jornal da Ciência