Inquérito contra professora Erika Suruagy, a pedido de Bolsonaro, é arquivado

Como mostra Correio Braziliense, docente era acusada de injúria por outdoor instalado em 2020 com críticas ao presidente Jair Bolsonaro

O inquérito movido pelo Ministério da Justiça, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, contra a vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Erika Suruagy, foi arquivado. A decisão foi tomada pelo juiz da 15ª Vara Federal de Brasília, Francisco Codevila, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Erika recebeu a notícia pelo seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, que aceitou atuar na defesa do caso, sem custos. Para a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o arquivamento representa uma vitória para a democracia. Ela espera que o presidente pare de perseguir profissionais que são contra o governo.

“Esperamos que definitivamente o presidente da República e o ministro da Justiça parem de perseguir sindicalistas, professores, servidores públicos, artistas e intelectuais que discordam da política do governo”, afirma. “Vivemos numa democracia, a liberdade expressão e de organização sindical são garantias constitucionais.”

Leia na íntegra: Correio Braziliense