De olho em reeleição, Bolsonaro encomenda a Guedes reajuste para servidores em 2022

Uma correção de 5% teria custo de R$ 15 bilhões no Orçamento do ano que vem, forçando o presidente a ter de escolher entre dar o reajuste, reformular o Bolsa Família ou investir em obras, destaca o jornal Estadão

O presidente Jair Bolsonaro encomendou ao ministro da EconomiaPaulo Guedes, um reajuste no salário dos servidores públicos em 2022. Uma correção de 5% teria custo de R$ 15 bilhões no Orçamento do ano que vem, segundo cálculos que estão sendo feitos pelo governo para o presidente.

Na estratégia de recuperar a popularidade em baixa por conta da pandemia da covid-19, Bolsonaro não quer entrar em período de eleição com mais de três anos sem dar aumento salarial para o funcionalismo público. Uma parte importante desse público eleitor – entre eles, as forças de segurança – é peça-chave da base de apoio com a qual Bolsonaro quer chegar em 2023. Muitas categorias já estão, inclusive, há mais tempo sem reajuste, desde 2016. 

Lei aprovada no ano passado pelo Congresso congelou os salários dos servidores até dezembro deste ano. Uma trava importante é que essa mesma lei limitou o alcance de um reajuste escalonado, sem poder entrar no próximo mandato do governante. Mas o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 já autoriza o reajuste, abrindo o caminho para a medida.

Leia na íntegra: Estadão