Quase 10 milhões de alunos estão em escolas públicas sem condições básicas de infraestrutura para volta às aulas, diz estudo

Levantamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas Brasileiros, leva em conta água, esgoto, luz elétrica e internet banda larga, destaca jornal O Globo

Quase 10 milhões de estudantes brasileiros estão em escolas sem condições básicas de infraestrutura, segundo levantamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas Brasileiros, feito com base nos dados do Censo Escolar de 2020. A falta desses componentes mínimos prejudica o retorno com segurança às aulas presenciais.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira, pelo Jornal Hoje, da TV Globo. Foram analisadas informações de 137,7 mil escolas e de 38 milhões de estudantes. Os pesquisadores levaram em conta as condições de conexão à internet e acesso a redes de esgoto, energia e água potável.

— O objetivo é garantir o aprendizado, a retomada das atividades. E nós, com esse trabalho, temos por objetivo fornecer mais subsídios aos tribunais de contas para suas ações de controle de fiscalização — afirmou, ao Jornal Hoje, Cezar Miola, presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, responsável pelo estudo.

Leia na íntegra: O Globo