Investigação mira desvio de dinheiro em projetos da Finatec e do CNPq

A operação Klopês foi deflagrada nesta terça-feira (21) com o apoio da Controladoria Geral da União, destaca o Correio Braziliense

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (21/9), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), 11 mandados de busca e apreensão para apurar esquema de desvio de recursos de projetos de pesquisas financiadas pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), vinculada à Universidade de Brasília (UnB), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, cerca de 50 policiais federais participaram da operação no Distrito Federal e em Minas Gerais. Além do mandado de busca e apreensão, houve sequestro de bens e valores na ordem de R$ 2 milhões, expedido pela 10ª Vara Criminal Federal do DF.

As investigações começaram este ano a partir de Relatório de Auditoria da CGU que revelou a existência de um possível esquema de desvio de recursos públicos entre 2015 e 2020 em projetos que receberam mais de R$ 10 milhões.

Leia na íntegra: Correio Braziliense