Orçamento da Ciência e da Educação: confira, em vídeo, como é atuação de Andes e Proifes para verba das universidades

Em quarta produção da série sobre filiação nacional, entidades nacionais abordam EC95, cortes e financiamentos

Defender as universidades públicas também passa por defender o orçamento dessas instituições. No quarto vídeo da série especial sobre filiação nacional, o Diretor de Relações Internacionais do Proifes, Eduardo Rolim de Oliveira, e o 1º Vice-Presidente do Andes, Milton Pinheiro, debatem sobre “Financiamento da Universidade”.

A Educação e a Ciência no Brasil vêm sofrendo uma série de ataques que ocorrem, principalmente, por meio do orçamento que é cortado ou contigenciado. Só neste ano, o CNPq já ficou mais de 10 dias fora do ar, a produção de remédios contra o câncer teve que ser pausada por falta de verbas e o MCTI sofreu um corte de R$ 600 milhões, fazendo o país entrar em alerta para um possível “apagão científico”. Tudo isso compromete a educação superior que já tem o orçamento em constante declínio: em 11 anos, orçamento do MEC para as universidades federais caiu 37%.

Em termos de Filiação Nacional da Apufsc, é importante que os professores saibam como as entidades se posicionam sobre os assuntos. Essas e outras informações levantadas pelo sindicato ao longo do processo de discussão podem ser encontradas na página especial sobre filiação nacional.

Assista ao quarto vídeo da série:

Confira os temas dos próximos vídeos:
> Vídeo 5: Pautas atuais do sindicato e formas de luta.
> Vídeo 6: Questões jurídicas da Filiação Nacional.

Imprensa Apufsc