Conselho de Representantes da Apufsc decide postergar decisão sobre Filiação Nacional

Diretoria havia apresentado proposta para dar continuidade ao processo de votação iniciado em 2019

O Conselho de Representantes da Apufsc se reuniu na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para deliberar, entre outros pontos, sobre o processo de votação da filiação nacional do sindicato e discutir a mobilização da categoria em torno da campanha por reajuste salarial.  

Sobre a filiação nacional, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, apresentou, em nome da diretoria, uma proposta de edital dando continuidade ao processo de votação iniciado em 2019 (e adiado em virtude da pandemia). De acordo com a proposta, a categoria seria convocada a deliberar sobre a vinculação da Apufsc ao Andes ou ao Proifes, de 15 a 18 de março, por meio de votação eletrônica.

Essa proposta, no entanto, não foi validada pelo CR. Alguns conselheiros propuseram que deveria haver uma nova AGE, convocada para duas etapas (uma de discussão e outra de votação eletrônica), em data posterior à eleição para reitoria da UFSC, prevista para final de abril. Essa proposta venceu por 12 votos a 11.

O advogado do sindicato, Prudente Mello, esclareceu dúvidas em relação ao processo de votação, especialmente quanto às exigências legais e estatutárias relativas ao quórum de votação diferenciado. 

::: Confira o vídeo da reunião do CR do dia 18 de fevereiro de 2022
::: Confira a proposta de edital apresentada pela diretoria e rejeitada pelo CR 

Na mesma reunião do CR, a diretoria apresentou aos conselheiros um resumo da participação da Apufsc na Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e do calendário de atividades envolvendo as mobilizações nacionais por reposição salarial.  

Um dos atos foi a manifestação realizada na sexta-feira, dia 18, em frente ao Ministério da Economia, em Brasília, para marcar um mês sem negociação por parte do governo federal, que ainda não deu respostas sobre as reivindicações do funcionalismo público protocoladas em 18 de janeiro.

Outras quatro datas estão definidas: 

  • 23 de fevereiro: Plenária Virtual, às 18 horas
  • 8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres
  • 16 de março: Dia Nacional de Greve – ultimato dos servidores ao Governo Federal
  • 30 de março: Indicativo de Deflagração de Greve por tempo indeterminado

O Conselho de Representantes da Apufsc também decidiu pela realização de uma reunião ampliada da Diretoria, em data a ser definida, para tratar do reajuste emergencial e de outros temas internos à UFSC, como o retorno presencial em segurança.