Apufsc promove debate entre candidatos à reitoria da UFSC no dia 10 de março, às 19h

A diretoria da Apufsc vai promover no dia 10 de março, às 19h, um debate online entre os candidatos à Reitoria da UFSC para discutir “questões afetas aos docentes”. As três chapas homologadas pela Comeleufsc confirmaram participação. O debate, dividido em cinco blocos, terá duração aproximada de 2 horas e será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube da Apufsc. 

Confirmaram a participação as chapas UFSC Viva, composta por Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, reitora, e Rodrigo Otávio Moretti Pires, vice; Universidade Presente, composta por Irineu Manoel de Souza, reitor, e Joana Célia dos Passos, vice; e UFSC Sempre, composta por Edson Roberto De Pieri, reitor, e Marcela Boro Veiros, vice.

O debate será dividido em cinco blocos. A ordem das falas foi sorteada previamente em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 4, com representantes das candidaturas. Na abertura, os dois candidatos de cada chapa terão 2 minutos cada um para se apresentar e fazer as considerações iniciais. 

O 1º Bloco terá como tema  o trabalho docente  nas condições de financiamento das universidades. Cada candidato terá até 8 minutos para falar sobre o tema e, na sequência, os candidatos farão perguntas entre si.

No 2º Bloco, o tema será a situação dos campi da UFSC e a organização será a mesma do bloco anterior: cada um fala por 8 minutos e depois fazem perguntas entre si, conforme ordem pré-definida.

No 3º Bloco, os candidatos poderão escolher um tema, entre uma lista sugerida pela organização do debate, e a quem perguntar sobre esse assunto, com direito a tréplica. Os assuntos que podem ser escolhidos são: Relação com o Governo Bolsonaro; Políticas de Inclusão e Assistência Estudantil; Crise Ambiental; Sustentabilidade e o papel das Universidades; CT&I; HU; Internacionalização da Pós-Graduação; Reforma Acadêmica Pedagógica da Graduação; Curricularização da Extensão; Segurança; e Fundações.

No último bloco, cada candidatura terá 1,5 minuto para fazer suas considerações finais. 

A consulta informal para a reitoria da UFSC, promovida pela Comeleufsc, será realizada em duas etapas, com o primeiro turno previsto para acontecer no dia 22 de março, de forma virtual, por meio do sistema e-democracia, e o segundo turno de modo presencial, no dia 26 de abril, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, o debate é uma forma de contribuir com a campanha, permitindo que a comunidade conheça os candidatos e suas propostas, num momento em que a universidade passa por uma profunda crise financeira e estrutural. É a primeira vez que a UFSC faz a escolha de seu dirigente máximo nessas condições, após dois anos de atividades remotas, com uma votação virtual no primeiro turno. “O debate torna-se ainda mais importante nesse contexto.”