Veja como foi o debate com candidatos à Vice-Reitoria da UFSC

Rodrigo Otávio Moretti Pires, da chapa UFSC Viva, e Joana Célia dos Passos, da chapa Universidade Presente, participaram do evento

A Apufsc-Sindical realizou nesta terça-feira, dia 12, mais um debate com as chapas concorrentes à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dessa vez, os candidatos à Vice-Reitoria tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. Rodrigo Otávio Moretti Pires, da chapa UFSC Viva, e Joana Célia dos Passos, da chapa Universidade Presente, participaram do evento. Ambas as chapas disputam o segundo turno da consulta informal promovida pela Comeleufsc, que será realizado no dia 26 de abril, com votação presencial.

O debate foi online e transmitido ao vivo pelo canal da Apufsc no YouTube. Mais uma vez, docentes puderam participar, enviando perguntas previamente sobre gestão universitária e o papel da Vice-Reitoria; e a função da universidade e as demandas da sociedade.

Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, explicou na abertura do evento que o objetivo foi “inovar, promovendo esse debate com o candidato e a candidata à vice, porque a Vice-Reitoria é importante”. Bebeto completou: “espero que o debate de hoje mostre que vocês dois têm propostas, tem história política”.

O debate teve cinco blocos e duração aproximada de duas horas. Assista:

Esse foi o terceito debate promovido pela Apufsc neste período eleitoral. O primeiro foi no dia 10 de março, antes do primeiro turno, e contou com a participação das três chapas concorrentes na ocasião. Na semana passada, dia 7, debateram os candidatos à Reitoria que passaram para o segundo turno da consulta informal, Cátia Regina Silva de Carvalho, da chapa UFSC Viva, e Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente.

A Apufsc é uma das entidades que compõem a Comeleufsc, que tradicionalmente promove a consulta informal à comunidade acadêmica, como forma de dar maior legitimidade à eleição à Reitoria da universidade.

Confira abaixo o calendário eleitoral:

18/4: publicação do edital de escolha de reitor e vice;
19 a 27/4: inscrições;
25 a 27/4, 18h: prazo para impugnações;
26 a 28/4,12h: acesso aos autos aos impugnados;
26 a 28/4: decisão da comissão especial sobre impugnações;
27 a 29/4, 18h: homologação das candidaturas;
28/4 a 2/5: eleição no CUn;
3/5: envio da lista tríplice para o MEC.

Imprensa Apufsc