Saiba como foi o debate promovido pela Apufsc com as chapas concorrentes à reitoria da UFSC

Evento foi realizado de maneira online na noite desta quinta-feira, dia 10, e contou com os representantes das três chapas

A Apufsc reuniu as três chapas concorrentes à eleição para a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em um debate online, transmitido pelo Youtube, na noite desta quinta-feira, dia 10. O tema foi “questões afetas aos docentes”.

Participaram as chapas UFSC Viva, composta por Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, reitora, e Rodrigo Otávio Moretti Pires, vice; Universidade Presente, composta por Irineu Manoel de Souza, reitor, e Joana Célia dos Passos, vice; e UFSC Sempre, composta por Edson Roberto De Pieri, reitor, e Marcela Boro Veiros, vice. Todas as candidaturas foram homologadas pela Comeleufsc.

O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, deu início ao debate lembrando a situação atual das universidade públicas federais. “Todos sabem que a universidade brasileira passa por uma profunda crise financeira, com cortes orçamentários, ataques à ciência, e vocês heroicamente buscam conduzir a UFSC, uma das melhores universidades brasileiras, com quase 50 mil pessoas”.

O debate foi dividido em cinco blocos, nos quais os candidatos e candidatas puderam apresentar suas propostas e questionar uns aos outros.

O público pôde se manifestar pelo chat do Youtube e fazer perguntas para as chapas. Elas não foram lidas ao longo do debate, mas serão encaminhadas às candidaturas, que poderão se posicionar posteriormente sobre os temas abordados.

Assista ao vídeo do debate na íntegra:

A consulta informal para a reitoria é promovida pela Comeleufsc e vai ser realizada em duas etapas. O primeiro turno está previsto para acontecer no dia 22 de março, de forma virtual. E o segundo turno de modo presencial, no dia 26 de abril.

Confira abaixo o calendário eleitoral:

18/4: publicação do edital de escolha de reitor e vice;
19 a 27/4: inscrições;
25 a 27/4, 18h: prazo para impugnações;
26 a 28/4,12h: acesso aos autos aos impugnados;
26 a 28/4: decisão da comissão especial sobre impugnações;
27 a 29/4, 18h: homologação das candidaturas;
28/4 a 2/5: eleição no CUn;
3/5: envio da lista tríplice para o MEC.

Imprensa Apufsc

Compartilhar