Comissão especial divulga candidatos à lista tríplice para definição de nova Reitoria da UFSC

O envio da lista tríplice ao Ministério da Educação está marcado para terça-feira, 3 de maio

A comissão especial nomeada pela Portaria nº 578/2022/GR para conduzir o processo de escolha dos candidatos para a composição da lista tríplice para a nomeação do reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou Edital com a relação de candidatos e candidatas inscritos, por ordem alfabética, para comporem as listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da instituição.

O Conselho Universitário irá se reunir na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, a Sala Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, para escolher a nova Reitoria da UFSC para o quadriênio de 2022 a 2026.

Confira a listagem das candidaturas:

REITOR / REITORA
Prof.ª Dilceane Carraro
Prof. Irineu Manoel de Souza
Prof. Luiz Felipe Ferreira
Prof.ª Miriam Furtado Hartung

VICE-REITOR / VICE-REITORA
Prof. Jacques Mick
Prof.ª Joana Célia dos Passos
Prof.ª Miriam Pillar Grossi
Prof. Rafael Luiz Marques Ary

Homologação ocorre na sexta-feira

A comissão especial recebeu inscrições na manhã desta quarta-feira, dia 27, conforme o calendário eleitoral aprovado pelo CUn. O prazo para a impugnação das candidaturas se encerra às 18h desta quarta, podendo os candidatos impugnados se manifesterem até esta quinta-feira, 28, às 12h. A homologação das candidaturas ocorre na sexta-feira, 29, às 18h, e o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação está marcado para terça-feira, 3 de maio.

Segundo turno da consulta informal

A chapa Universidade Presente foi a vencedora da consulta informal à comunidade universitária para a escolha da nova Reitoria da UFSC, com 57,69% dos votos válidos. O segundo turno, realizado nesta terça-feira, dia 26, foi disputado pelas chapas Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice-reitora, e UFSC Viva, com Cátia Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Moretti para vice-reitor.

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn). Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado

Irineu e Joana foram os mais votados na consulta pública informal, promovida pela Comeleufsc

Confira o calendário:

27 de abril, até 18h – Prazo para impugnações de candidaturas
28 de abril, 12h – Acesso aos autos e manifestação de candidatos impugnados
28 de abril, 18h – Decisão da Comissão Especial sobre impugnações
29 de abril, 18h – Homologação das candidaturas
2 de maio – Eleição no CUn
3 de maio – Envio da lista tríplice para o MEC

Fonte: Notícias UFSC