Comissão na Câmara dos Deputados aprova audiência pública para debater reajuste de servidores federais

Se não houver avanço no orçamento 2022, servidores só poderão voltar a ter reajuste a partir de 2024

O reajuste dos servidores públicos será tema de uma audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. A atividade foi aprovada a partir de um requerimento apresentado pelos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG). Entre os convidados está o ministro da Economia, Paulo Guedes, além de representantes de diversas categorias do setor público. A data da audiência pública ainda precisa ser confirmada, segundo a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef).

Por ser ano eleitoral, há uma série de empecilhos para concessão de reajuste ao funcionalismo. Se não houver avanço no orçamento 2022, servidores só poderão voltar a ter reajuste a partir de 2024. “Todo o reforço nessa luta é necessário, e conseguir esse espaço de debate junto ao Legislativo é também crucial nesse processo”, comenta o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva.

Os deputados argumentam a necessidade de pautar o tema para buscar um entendimento diante de diversas informações que vem sendo propagadas desde o ano passado sobre o assunto. A última proposta ventilada pelo governo de reajuste linear de 5% vem sendo rejeitada pela categoria.

Saiba mais: Condsef