UFSC está entre as melhores universidades da América Latina, conforme ranking QS World

Na colocação geral, universidade permanece na posição 801ª entre as melhores instituições do mundo

A UFSC figura no 23º lugar entre as melhores universidades da América Latina, conforme o QS World University Rankings. O levantamento coloca a instituição catarinense entre as 1 mil melhores do mundo, no intervalo de posições entre 801ª e 1.000ª, o mesmo da edição anterior. A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação, e agrega cerca de 1,5 mil universidades de todos os continentes.

Na classificação geral, a UFSC aparece no grupo da oitava colocação entre as representantes brasileiras, ao lado da PUC-SP, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de Brasília (UnB). Já entre as instituições federais de ensino, a representante de Santa Catarina fica atrás somente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A avaliação é realizada por meio diversos indicadores, incluindo reputação acadêmica, reputação de empregador, relação docente/estudante, citações, índice de professores internacionais, índice de estudantes internacionais, resultados de emprego e rede internacional de pesquisa. Desses critérios, a reputação acadêmica, a proporção entre estudantes e docentes e a rede internacional de pesquisa são aqueles em que a UFSC é mais bem avaliada.

A pontuação geral e mais informações sobre a metodologia podem ser encontradas na página da QS World University Rankings.

Fonte: Notícias da UFSC