Diretoria da Apufsc aprova elaboração de moção de repúdio contra ataques à democracia

O pedido foi feito por filiados em reunião realizada após a AGE desta terça-feira

Após a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta terça-feira, dia 19, a presidência da Apufsc-Sindical deu início a uma Reunião Extraordinária de Diretoria para tratar da situação política do Brasil. Um pedido de moção foi apresentado pelos professores Paulo Rizzo e Lino Peres em relação às ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral, em reunião com embaixadores na última segunda-feira, dia 18.

Para Peres, “essa posição é inominável e sem precedentes” na história nacional. O professor pediu uma moção de repúdio contundente por parte da Diretoria da Apufsc, que seja encaminhada a entidades nacionais, como Andes-SN e Proifes-Federação.

Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, acatou o pedido e afirmou que a Diretoria irá elaborar uma nota incisiva, cobrando o posicionamento de entidades, fóruns e outros espaços com os quais a Apufsc tem relações. “Há claramente um crime de lesa pátria e é preocupante que as instituições se calem. O ato do presidente é extremamente perigoso”, pontuou Bebeto, complementando que o cenário é grave especialmente porque deliberadamente o presidente expõe e ataca, sem provas, uma instituição séria como é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nota que será elaborada pela Diretoria da Apufsc terá o teor de um conclame para que a categoria e outras entidades se posicionem publicamente contra as ameaças à democracia. “O silêncio é conivente”, finalizou Bebeto.

Imprensa Apufsc