AGE aprova cédula e encaminha votação sobre a filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação

A votação eletrônica inicia às 10h desta quarta-feira, dia 20, na Área do Filiado no site da Apufsc

Em nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta terça-feira, dia 19, a Apufsc deu continuidade às discussões sobre a possibilidade de fazer parte de uma entidade de representatividade nacional. Dessa vez, conforme o edital 05/2022, filiados e filiadas discutiram a pauta única “filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação”, aprovaram a cédula e a comissão que acompanhará o processo de votação online, que inicia nesta quarta-feira, às 10h, e vai até as 17h de sexta-feira. 

Em sua fala, o professor Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, ressaltou que duas AGEs foram realizadas para tratar da questão, conforme decisão judicial. A primeira, no dia 6 de julho, encaminhou a votação sobre a dissolução da Apufsc-Sindical para sua incorporação ao Andes-SN. A votação online foi realizada entre os dias 7 e 9 de julho, e não foi alcançado o quórum necessário para aprovação da dissolução da Apufsc e sua incorporação ao Andes-SN.

Bebeto ressaltou que duas AGEs foram realizadas para tratar do tema, em respeito à decisão judicial (Fotos: Erick Souza/Apufsc)

Agora, em relação ao Proifes-Federação, é necessário o quórum de um quarto dos filiados efetivos em dia com suas obrigações sindicais, conforme o estatuto da Apufsc. Para que a filiação ao Proifes-Federação seja aprovada, além de atingir este quórum, a proposta precisa obter a maioria dos votos.

A cédula de votação, disponível a partir das 10h desta quarta na Área do Filiado no site da Apufsc, conterá a seguinte pergunta: “Você vota sim ou não à filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação?”. As opções de resposta são “sim”, “não” e “em branco”. A cédula foi aprovada pela maioria dos presentes na AGE.

Antes da votação, houve ampla discussão sobre o tema. Na sequência, foi aprovada a manutenção dos mesmos três nomes que compuseram a comissão de votação anterior: Adriano Luiz Duarte, Nilton da Silva Branco e Luiz Gonzaga de Souza Fonseca; e o suplente Carlos Barros Montez. Eles acompanharão todo o processo. O resultado da votação será publicado no site da Apufsc na noite de sexta-feira.

Apufsc auxiliará na votação

A partir desta quarta-feira, a Apufsc disponibilizará computadores e funcionários para ajudar os filiados e filiadas na votação sobre a filiação. O atendimento será das 10h às 17h na quarta e quinta-feira, e das 10h às 16h na sexta-feira, nas sedes campus e Max Flora, em Florianópolis. Além disso, dois números de celulares foram disponibilizados por meio dos quais filiados e filiadas poderão buscar ajuda remota. Os contatos são (48) 996020045 e (48) 999440103, e estarão disponíveis das 9h às 17h de quarta e quinta-feira e das 9h às 16h de sexta.

No vídeo abaixo, veja como votar:

Imprensa Apufsc

Conteúdos sobre a filiação nacional

::: Assista aos debates promovidos pela Apufsc-Sindical sobre a filiação

::: Acesse a playlist de vídeos no canal da Apufsc no Youtube sobre o tema