Maioria dos sindicalizados votantes decide por filiar a Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação

Dos 2.766 aptos a votar, 824 votaram. Destes, 548 disseram “Sim” à filiação, 266 votaram “Não” e 10 votaram em branco

Nesta sexta-feira, dia 22, foi deliberado por meio de votação eletrônica que a Apufsc-Sindical se filiará ao Proifes-Federação. O quórum mínimo para a deliberação era de um quarto dos filiados efetivos em dia com suas obrigações sindicais. Ao todo, 824 filiados votaram, o que representa 29,8% dos aptos a votar. Destes, 548 disseram “Sim” à filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação, 266 votaram “Não” e 10 votaram em branco.  A votação por meio da Área do Filiado aconteceu entre as 10h de quarta-feira, dia 20, e 17h desta sexta. 

O procedimento seguiu o previsto no estatuto da Apufsc e na decisão de tutela de urgência proferida nos autos da Ação trabalhista 0000507-20.2022.5.12.0037, pelo Juízo da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis-SC, conforme divulgado no Edital 005/2022 de convocação. Ao encerrar-se o horário de votação, deu-se início a apuração dos votos. Foi apresentado à Comissão de Votação, formada por Carlos Barros Montez, Luiz Gonzaga de Souza Fonseca e Nilton Branco, o boletim da apuração com os seguintes dados: dos 2.766 sindicalizados aptos a votar, 824 votaram. O quórum necessário para deliberação era de um quarto dos filiados, portanto, foi alcançado. 

A pergunta apresentada na cédula, aprovada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no dia 19 de julho, era: “Você vota sim ou não à filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação?”. Com a maioria dos votos, foi deliberado que a Apufsc-Sindical se filiará ao Proifes-Federação. 

“A diretoria está muito contente. Em primeiro lugar, pelo envolvimento dos filiados e filiadas na votação. Foram três dias de votação, mais Assembleia Geral, mostrando um claro interesse e envolvimento da categoria com o futuro do seu sindicato. Isso mostra que a Apufsc está viva, está preocupada com o futuro, está querendo construir e dar um passo de retomada de engajamento de vinculação com outros sindicatos nacionais”, disse Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc-Sindical, após a apuração.

“Eu quero crer que, por mais árduo que tenha sido o debate, a Apufsc sai fortalecida. Conclamamos a todos aqueles que pensaram diferente a, no dia a dia, construir esta unidade na luta, nos interesses da categoria, enfrentando os problemas – que não são poucos. Agora vamos formalizar o processo de filiação ao Proifes e, por fim, queria, de coração, agradecer a todos e todas pela participação”, complementou Bebeto.

:::: Leia a ata de apuração

Imprensa Apufsc