Ex-reitores de universidades tentam criar bancada da educação e da ciência no Congresso

Na reunião anual da SBPC, ex-dirigentes anunciaram pré-candidatura em um manifesto coletivo, destaca a Folha

Pelo menos dez ex-reitores de universidades e de institutos federais anunciaram sua pré-candidatura ao Congresso e a Assembleias Legislativas em um manifesto coletivo durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na UnB (Universidade de Brasília), em Brasília. É o evento científico mais importante do país.

Os ex-dirigentes fazem parte de um grupo de mais de cem professores, pesquisadores e intelectuais que concorrerão no pleito deste ano —inclusive para cargos de governador e vice. Caso, por exemplo, de Olgamir Amancia Ferreira, professora da UnB e pré-candidata a vice-governadora do Distrito Federal pelo PCdoB-DF.

Juntos na SBPC, eles assinaram um documento para defender pautas como a garantia da autonomia universitária e a recomposição dos recursos destinados à pesquisa científica e às universidades públicas —que têm despencado nos últimos anos. É uma espécie de “bancada da ciência e da educação” com pré-candidatos de partidos como PT, PDT e PSOL.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo