Servidores federais cobram reajuste salarial ao Ministério da Economia

Representantes dos servidores federais têm reunião nesta terça para discutir a possibilidade de inclusão de reajuste salarial para o funcionalismo no orçamento de 2023  

Nesta terça-feira, dia 23, representantes dos servidores federais terão uma reunião no Ministério da Economia para discutir a possibilidade de inclusão de reajuste salarial para o funcionalismo da União na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 — que é o Orçamento para o ano que vem. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que incluiria o aumento na proposta, mas não citou nenhum percentual possível.

A questão é que, no primeiro semestre deste ano, a equipe econômica considerou a possibilidade de conceder um reajuste linear de 5%, ainda em 2022, para todos os servidores federais. Mas a proposta gerou descontentamento geral e não saiu do papel. Sequer vingou a ideia de corrigir o vale-alimentação, o que deixaria inativos e pensionistas de fora.

No primeiro semestre deste ano, os servidores reivindicavam 19,99% para cerca de 1,2 milhão de ativos e inativos, além de reestruturação de carreira. O principal argumento agora é que a defasagem salarial acumulada ao longo dos anos pode superar 32% até dezembro.

Leia na íntegra: Jornal Extra