Toma posse a nova Diretoria da Apufsc-Sindical

 José Francisco Danilo de Guadalupe Correa Flétes assume a Presidência do sindicato para a Gestão 2022/2024

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, dia 27, tomou posse a nova Diretoria da Apufsc-Sindical, gestão 2022/2024, presidida por José Francisco Danilo de Guadalupe Correa Flétes. O evento, que ocorreu na sala Aroeira, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis contou com a presença de filiados e filiadas e da comunidade docente.

Compuseram a mesa, ao lado do então presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, a vice-reitora da UFSC, professora Joana Célia dos Passos; o representante do Proifes-Federação, professor Jairo Bolter, membro do Conselho Deliberativo da Federação e presidente da Adurgs-Sindical; e Silmara Maria Magnabosco, coordenadora-geral do Sintufsc.

Em seu discurso, que abriu os trabalhos, Carlos Alberto Marques agradeceu aos funcionários da Apufsc, à Diretoria, filiados e filiadas, membros do Conselho de Representantes e do Conselho Fiscal, e também aos advogados. Ressaltou ações da entidade durante o período difícil enfrentado na pandemia, quando foi necessário defender docentes das “injustas críticas de que não trabalhávamos”. Bebeto falou também da luta contra os cortes orçamentários na universidade e contra a “nefasta reforma administrativa”. O então presidente da Apufsc lembrou ainda que, desde 2017, o salário e a condição de trabalho da categoria “tem se deteriorado”. Bebeto ressaltou ainda que a gestão 202/2022 buscou “desenvolver as melhores práticas sindicais” e afirmou que encerra seu período à frente do sindicato com a sensação de dever cumprido. “Com orgulho e responsabilidade nos dedicamos à Apufsc”, finalisou.

A fala de Bebeto foi seguida por discursos dos demais membros do mesa, que ressaltaram a necessidade de união e luta pela educação, pela ciência e pela democracia.

Na sequência, foi realizada a transmissão da Diretoria do Sindicato. Bebeto empossou os eleitos, que foram convidados a assinar a ata de posse.

Formam a nova Diretoria, gestão 2022/2024:

Presidente: José Francisco Danilo de Guadalupe Correa Flétes
Vice-Presidente: Adriano Luiz Duarte
Secretária-Geral: Viviane Maria Heberle
1° Secretário: Carlos Barros Montez
Diretora Financeira: Karine Simoni
Diretor Financeiro Adjunto: Santiago Francisco Yunes
Diretor de Divulgação e Imprensa: Marcio Vieira De Souza
Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas: Roberto Ferreira De Melo
Diretor de Assuntos de Aposentadoria: Suzi Barletto Cavalli

“Por opção e necessidade, nos engajaremos na luta”

 O novo presidente da Apufsc-Sindical, José Francisco Danilo de Guadalupe Correa Flétes, encerrou a cerimônia com um discurso em que recordou sua história como docente, seu envolvimento nas lutas pela democracia e falou também da importância que colegas e a própria universidade tiveram e têm em sua vida. Flétes destacou as principais propostas feitas pela chapa que presidiu, como a integração de inativos e novos docentes, ações relacionadas à comunicação, e a luta pela reposição salarial da catagoria e pelos investimentos na universidade. “Por opção e por necessidade, nos engajaremos nas lutas”, disse o professor, que complementou: “Nós vamos para a ação”.

Assista à cerimônia na íntegra:

Confraternização e homenagens

A celebração encerrou com um coquetel na sede da Apufsc no campus Florianópolis, que também comemorou o Dia dos Professores e das Professoras, celebrado em 15 de outubro, e o Dia dos Servidores e das Servidoras Públicos, que ocorre nesta sexta-feira, dia 28.

::: Leia também: Nota de agradecimento e despedida da Diretoria

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc