Com eleição de Lula, cientistas dizem que “pesadelo enfim está terminando”

Para comunidade científica, petista dará atenção às áreas de ciência, educação e meio ambiente, destaca a Folha

Cientistas do Brasil e do mundo celebraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles postaram fotos, replicaram mensagens e produziram comunicados em que predomina o tom de alívio pela derrota de Jair Bolsonaro (PL) e de esperança em relação ao novo governo.

Congratulations, Brazil. Hallelujah!” (parabéns, Brasil. Aleluia), escreveu o biólogo Richard Dawkins em seu perfil no Twitter. Paul Zachary Myers, biólogo na Universidade de Minnesota, também parabenizou o país.

Na mesma rede social, o astrônomo Phil Plait mencionou a pequena margem de diferença entre os candidatos para dizer quão próximos do fascismo os brasileiros ficaram e incentivar a votação nos Estados Unidos.

Por aqui, o Observatório do Clima, que reúne 77 organizações entre ONGs, institutos de pesquisa e movimentos sociais, divulgou uma nota em que afirma que “o pesadelo enfim está terminando”, e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) posicionou-se parabenizando o presidente eleito e o povo brasileiro pelo exemplo de espírito democrático.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo