Conselho Deliberativo do Proifes-Federação avalia eleições 2022 e discute os rumos do país com o novo governo

Aprovada em reunião, uma proposta de resolução do Proifes-Federação será encaminhada aos GTs da equipe de transição do futuro governo

Nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, o Conselho Deliberativo do Proifes-Federação se reuniu na sede da entidade, em Brasília, para avaliar as eleições de 2022 e discutir os rumos do país a partir de 1º de janeiro de 2023, com a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, e o ex-presidente Carlos Alberto Marques, estiveram na reunião em Brasília. Os demais represenantes da Apufsc no Conselho, Adriano Duarte, Bernardo Walmott Borges e Camilo Araújo participaram de maneira remota.

O presidente da entidade, Nilton Brandão, abriu o encontro informando aos integrantes do Conselho sobre a importância de realizar a reunião neste momento e sobre os desafios que estão colocados para o Brasil, para o novo governo e para a entidade no próximo período. Para ajudar na reflexão sobre os pontos da pauta, a reunião contou com a participação do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, e o ex-presidente Carlos Alberto Marques, participaram da reunião do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação em Brasília (Foto: Proifes-Federação/Divulgação)

O parlamentar petista destacou a importância da vitória do presidente eleito, Lula, sobre o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), classificou a vitória como sendo uma vitória da democracia e enumerou os desafios mais urgentes para o novo governo: o combate à fome e a recuperação da educação. O deputado Reginaldo Lopes se colocou à disposição do Proifes-Federação para ajudar a levar as demandas da entidade para que sejam discutidas nos grupos temáticos organizados no contexto da transição para o novo governo.

Na tarde de sexta-feira, o Conselho recebeu a participação da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) que analisou o processo eleitoral e indicou os principais objetivos do governo eleito na perspectiva das áreas em que a deputada tem atuação mais destacada: defesa dos direitos humanos e educação. A fala da deputada foi seguida de uma série de questionamentos apresentados pelos participantes da reunião aos quais ela dedicou mais de uma hora de diálogo.

Após a participação da parlamentar gaúcha, as conselheiras e os conselheiros discutiram a produção de uma proposta de resolução da entidade na qual consta uma “Pauta Emergencial” a ser encaminhada aos GTs da equipe de transição do futuro governo. A manhã de sábado, dia 12, foi dedicada ao debate e aprovação do referido documento.

::: Acesse a proposta de resolução do Conselho Deliberativo do Proifes

O presidente do Proifes-Federação destacou a importância da reunião do CD neste início do mês de novembro. De acordo com o presidente: “após a realização do segundo turno das eleições, quando já sabemos sobre a composição do Congresso Nacional e sabemos quem é o presidente eleito, o Proifes precisava avaliar esse processo e discutir formas de atuação no próximo período. A reunião foi muito positiva nesse sentido”, concluiu.

Fonte: Proifes-Federação