Novembro Negro: Biblioteca Central da UFSC exibe documentários nesta sexta-feira

Atividade é realizada pelo projeto Cinema Afro-Brasileiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, dia 18, às 19h, no Auditório Helke Hering, uma exibição de documentários dentro do projeto Cinema Afro-Brasileiro. Após a exibição, autores e pesquisadores debaterão as temáticas apresentadas nos documentários. O evento é promovido pelo projeto de extensão Novembro da Consciência Negra na Biblioteca Universitária: espaço de diálogo e pertencimento.

Os documentários exibidos serão:

“Antonieta” (2016) – ​O documentário aborda Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista que, em 1935, se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.​ Dirigido por Flavia Person. Saiba mais.

“Uma herança, um dom! – Aspectos da vida e obra do intelectual Ildefonso Juvenal” (2019) – A historiografia catarinense é permeada por uma série de estigmas que impossibilitaram a proliferação das obras dos escritores, artistas, cientistas e intelectuais negros do estado. O documentário apresenta o legado do intelectual Ildefonso Juvenal, sua obra e história de vida pouco conhecida por muitos, resgatada pelo historiador Fabio Garcia em 15 anos de pesquisa. Conta com depoimentos de familiares e pesquisadores da história afro catarinense, levando o espectador a uma viagem à Florianópolis do pós abolição e início do século XX. Dirigido por Renan Ramos Rocha e Fabio Garcia.

“Gustavo de Lacerda” – Produzido por Camila Paschoal, Estephani Zavarise, Marcela Campos e Paula Medeiros, mostra a trajetória do jornalista original de Desterro, atual Florianópolis, que viveu no Rio de Janeiro, onde fundou a Associação Brasileira da Imprensa (ABI), em 1908, e defendeu a melhoria das condições de trabalho de jornalistas e a união da classe. Lacerda morreu em 1909, mas deixou um legado que perdura até hoje.

Os autores e pesquisadores Amanda Santos, Renan Ramos Rocha e Fábio Garcia foram convidados para um debate após a exibição.

::: Confira a programação do Novembro Negro na UFSC

Fonte: Notícias UFSC